Caminho da paz

O que é?

É o itinerário espiritual da Obra Shalom onde ela existir.
Oferecemos um Caminho que a partir da experiência de Deus, fomos descobrindo como comunidade e como carisma. Como todo itinerário ele tem fases que vão desde o início da Caminhada da pessoa, conhecimento do dons do Espírito Santo, a amizade com Deus, aprofundando-se através da sua Palavra, a segunda conversão a partir dos valores do Evangelho,  a comunhão com a Igreja e o seu magistério, tornando a pessoa testemunha de Cristo Ressuscitado e o partir em missão.

Objetivo

Levar as pessoas que o farão viverem um itinerário espiritual aos moldes do Carisma Shalom. Fazê-la alcançar a meta que é a Santidade.
Melhorar a qualidade no pastoreio das pessoas que fazem parte dos grupos de oração da Obra Shalom.

Logomarca

O logo do Caminho da Paz vai explicar o Itinerário Espiritual que cada pessoa ira viver, dentro do mistério cristológico da vocação Shalom:
”O Ressuscitado que passou pela cruz que no comunica o seu Espirito, nos dá a sua paz e nos envia aos Tomés de hoje”
1 - A mão e o lado aberto
Simbolizam a experiência de Tomé (o homem de hoje) com Cristo, O Ressuscitado que passou pela cruz.
2 - A pomba
Simboliza o Espírito Santo. A experiência com o Ressuscitado que nos comunica seu Espírito. A experiência do Espírito Santo
3 - O fogo nas asas da pomba
O fogo do espírito. A efusão do Espírito Santo. “Então lhes apareceu algo como de línguas de fogo” At 2,3

Fases

1 - Kerigma

Experiência com o Ressuscitado que passou pela cruz que nos dá Seu Espírito e descoberta e uso dos Carismas.
Conteúdo:
SVES, Oficina de Dons segundo o Enchei-vos!, Contato com a doutrina sobre Jesus Cristo e a Igreja.

2 - Filotéia

Amizade com Deus. Fazer um processo intenso e resumido da eleição da ovelha e de todas as fases que ela percorrerá no processo. Esta fase deverá ser finalizada com uma livre adesão por parte da ovelha.
Conteúdo:
Vida no Espírito (Oração Pessoal, Oração Comunitária, Estudo Bíblico, Vivência da Eucaristia, Reconciliação, Terço e devoção a Maria).

3 - Metanóia

Segunda Conversão. Tornar-se um homem novo em Cristo, deixando o homem velho e abraçando os desafios do Evangelho no seguimento de Cristo.
Conteúdo:
Vida na graça, batalha espiritual, concupiscências, luta entre o homem velho e o homem novo, frutos da carne e do Espírito; seguimento de Cristo (mistério de cruz e ressurreição); oração pessoal, oração comunitária; sacramentos; textos da Palavra de Deus importantes para esta etapa (Batismo de Jesus, tentação no deserto, Bem-aventuranças e Sermão da Montanha, Lc 4, 17 , curas, milagres e prodígios de Jesus e dos discípulos; primazia de Deus; primazia da graça; seguimento de Cristo (renúncia, cruz e ressurreição); Doutrina Paulina da justificação vida de louvor; amor esponsal; vocação à santidade; verdade de Deus e do homem; os “ismos”; vontade de Deus; cura interior e libertação, afetividade e sexualidade, autoconhecimento; Gen 1 a 3; Pontos essenciais da Moral Católica;História da Salvação Pessoal; Escrito Obra Nova; incentivo para a Formação Básica; Tríduo de Pentecostes; Pobreza e Comunhão de Bens; Reconciliação; Jo 6 (A quem iremos, Senhor...); Anúncios da paixão de Jesus; Mt 15.

4 - Koinonia

Aprofundar a vivencia comunitária e a pertença à Igreja e à Obra Shalom.
Conteúdo:
Santíssima Trindade; At 2,42 e 4, 32ss; mistério da Igreja como comunhão; Maria; princípio da caridade fraterna; perdão; vivência das virtudes; frutos do Espírito; partilha dos bens; mistério de Cristo pobre; Obra Shalom – história e características; amor aos inimigos; atenção aos que sofrem; fases da vida espiritual; COA; Espiritualidade Shalom (Parresia; Obra Nova; Amor Esponsal; Pobreza; No Coração da Obra; Shalom); liturgia; Eucaristia;Nova Primavera na Igreja; A Missa (faze-los entender, participar das partes da missa) Mt 23 – perigos advertidos por Jesus (escândalo, inveja, orgulho, hipocrisia, altivez); pecados capitais; coração de criança (ensino de humildade feito por Jesus: Mt 18 e outras passagens); Providência Divina; Misericórdia de Deus; Unidade (Jo 17); obediência.

5 - Martiria

Levar a pessoa a tornar-se testemunha de Cristo Ressuscitado e a desenvolver o espírito missionário.
Conteúdo:
Estados de Vida; escatologia; DSI; kénose; evangelização; ser testemunha; documentos de JPII sb nova evangelização; oferta de vida; parresia; doc. De Bento XVI; parresia nos Atos dos Apóstolos; passagens dos Evangelhos que remetam a discípulo e missão (à luz do doc. de Aparecida, Lc 9, Mt 10); vida de Paulo; santidade; radicalidade; evangelização do mundo de hoje (desafios para a evangelização); liturgia (Eucaristia como mistério pascal); martírio branco; martírio de sangue; Pentecostes 2006 (Beleza de ser cristão e alegria de anunciá-lo); Gaudium et Spes – presença do leigo no mundo; unção no Espírito; como fazer a transmissão da fé na família, pessoa a pessoa, trabalho, ambiente de estudo, etc.; perseguição;vocação; Comunidade Shalom: Vida e Aliança; missão; criatividade missionária (ação missionária no Carisma Shalom); compaixão pelo homem que não conhece Jesus; Maria no Cenáculo.

0 comentários:

Postar um comentário