27 agosto 2013

Moysés comenta sobre o novo portal da Comunidade Shalom

A equipe do Portal Shalom recebeu a visita do fundador da Comunidade, Moysés Louro de Azevedo Filho, para os últimos ajustes antes do lançamento do novo comshalom.org. Gostaríamos de partilhar com vocês esse bate-papo que nos impulsiona a partir em missão para o “continente digital”.

As motivações para estar presente também no mundo digital…

O apelo de Jesus: ide e evangelizai a todos os povos, todas as nações. O apelo do Papa Francisco que nos convida como Igreja a sair e a não sermos simplesmente um lugar de acolhimento. Com as características da Igreja: ela acolhe, ela é mãe, mas sobretudo, ela vai ao encontro.

A Cultura do Encontro…

O Papa Francisco tem insistido muito sobre a cultura do encontro porque como podemos ver no Evangelho, Jesus está sempre se encontrando com alguém. O coração de Deus tem um desejo, um anseio muito grande de se encontrar: se encontrar com cada um de nós, se encontrar com o seu povo, e sobretudo, com as periferias existenciais. Isso nós podemos fazer muito neste mundo digital.

Como Comunidade…

Nós que somos chamados, convocados e enviados por Cristo e na Igreja para sair, partir, para evangelizar, não podemos deixar de ter uma presença forte, decisiva, também nesse ambiente. Presença que não é simplesmente auto referencial, mas que tenha um olhar para a humanidade, para os jovens, para os homens e mulheres do nosso tempo, um olhar para o homem do novo milênio.

O homem do novo milênio…

Este homem do novo milênio nós o encontramos em muitos lugares e por isso a Comunidade está presente em muitos lugares. Este homem se encontra no coração das cidades, nas praias, nos ambientes da cultura, do esporte, e se encontra também nessa dimensão que chamamos Internet, onde estão presentes não apenas os jovens, mas muitas pessoas.

A presença da Comunidade Shalom no mundo digital…

A Comunidade já estava presente neste continente digital, mas o novo portal é exatamente o desejo de sermos a face da Comunidade que como Igreja vai ao encontro das pessoas onde elas estiverem. Vai ao encontro dos jovens, dos homens e mulheres, dos internautas: pessoas que estão navegando na internet e que precisam ouvir a Cristo, ver a face de Cristo; precisam da presença da Igreja, da presença da Comunidade.

“O portal é como se fosse um Centro de Evangelização dentro deste mundo digital”. Moysés Azevedo

O portal é como se fosse um Centro de Evangelização dentro deste mundo digital, onde os missionários estão presentes de forma nova, criativa, com uma intuição nova que leva o mesmo e único Evangelho de Jesus Cristo ontem, hoje e sempre. Leva o Evangelho para aqueles que estão longe de Cristo e longe da Igreja.

O que a Comunidade Shalom deseja com o novo portal?

Deixar que o Espirito Santo de Deus nos atualize para que neste mundo digital possamos alcançar os jovens, os homens e as mulheres que transitam neste mundo digital e estão longe de Cristo e da Igreja.

Que este portal seja como um mediador para que as pessoas possam, de uma forma ou de outra, conhecer mais e conhecer melhor a Cristo, a Igreja e a Comunidade; que favoreça o encontro com Jesus Cristo através de uma notícia, do aconselhamento online, e etc; que conduza àquele encontro indispensável que acontece entre duas pessoas em um Centro de Evangelização, na Paróquia, em algum evento, para que a Obra de Deus também possa acontecer na vida deles.

Nós queremos fincar a bandeira do Evangelho de uma maneira mais bela, mais positivamente atraente para os jovens, para os homens e mulheres que estão transitando neste mundo digital, para que eles possam ver brilhar a luz de Cristo, a luz do Evangelho, a luz da Igreja e ali parem e se alimentem com experiências de fé que contribuam para despertar e alimentar a fé de todos que pelo portal passarem.

Os membros da Comunidade Shalom são convocados a partir em missão para esse “novo continente”?

Eles já estão em missão e devem sentir-se cada vez mais através do Portal da Comunidade. Convocados para a missão nesse grande mundo, nesse grande continente digital. Todos nós quando somos convidados a evangelizar, não escolhemos onde vamos evangelizar. É o Senhor que nos impulsiona de acordo com a necessidade. Nós sabemos que neste mundo digital encontramos de tudo: coisas positivas e, as vezes, coisas negativas. Por isso nós precisamos ser uma presença: presença da Boa Nova, presença do Evangelho, presença do coração misericordioso de Cristo neste espaço. E para que a Comunidade seja isso é preciso que cada missionário, cada irmão, cada membro da Comunidade possa aderir a esta convocação de Evangelização neste mundo digital. 

0 comentários:

Postar um comentário